PDF – Efeitos do COVID-19 nos contratos em geral inclusive de consumo e de locação

OS EFEITOS DO COVID-19 NOS CONTRATOS EM GERAL, INCLUSIVE DE CONSUMO E DE LOCAÇÃO

A pandemia de COVID-19 está atingindo os diversos setores da economia, prejudicando, sobretudo, empresas, consumidores e locatários (inquilinos). As dificuldades instauradas pelo isolamento, prejudicando as atividades comerciais, estão impedindo as pessoas, de um modo geral, a cumprirem seus contratos.

Diante dessa situação, o que podemos fazer para minimizar tais prejuízos? E, ainda, quais os remédios jurídicos podemos aplicar?

Embora esses fatos imprevisíveis sejam uma experiência inusitada para os brasileiros, o direito, por se tratar de uma ciência social, evoluiu no decorrer dos anos, acompanhando os anseios da sociedade e criando institutos para regular e solucionar problemas dessa natureza.

Tais institutos tratam do problema da modificação superveniente das circunstâncias fáticas e, por consequência, dos seus efeitos sobre a relação contratual, como forma de flexibilizar a rigidez do princípio da pacta sunt servanda, ou seja, o pactuado é válido e deve ser cumprido.

 

PDF – Efeitos do COVID-19 nas questões tributárias

EFEITOS DO COVID-19 NAS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS,

SOBRETUDO QUANTO A POSTERGAÇÃO NO RECOLHIMENTO DE IMPOSTOS INDIRETOS

O artigo em PDF supramencionado tem como escopo esclarecer e informar, senão todos os cidadãos, os empresários e principais interessados, quanto a questão da postergação no recolhimento dos impostos, sobretudo os indiretos, no âmbito da união (federal), estadual e municipal.

#texto #informativo #covid

Autor: Fabio Farias

Advogado militante em São Paulo

Sócio da Farias & Scacchetti Advocacia e Assessoria Jurídica

Pós-graduado e especializado em Direito Processual Civil

pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

https://www.linkedin.com/company/20104993/admin/